• Julianne Gomes

4 passos para melhorar a experiência de compra dos seus clientes (dicas práticas)

Atualizado: 26 de Set de 2019

Nesse artigo você vai aprender em 4 passos como melhorar a experiência do cliente. Anote todas as dicas para poder colocar tudo em prática porque até o final desse artigo você vai estar mais preparado para melhorar a experiência do seu cliente.




Por que é tão importância se preocupar com a experiência do cliente?


Por um motivo muito simples. O que é a marca do seu negócio? Não estou falando do logotipo não, hein. A marca é uma impressão que cada consumidor tem após entrar em contato com a experiência do seu negócio. Entende a importância da experiência?

No final das contas, a marca para cada cliente é o que aconteceu durante a experiência de compra. Nada é mais importante do que a experiência porque é nesse momento que se forma uma memória positiva ou negativa do seu negócio e da sua marca na mente e no coração dos seus clientes.


Como melhorar a experiência?


Nesse artigo você vai aprender em 4 passos como melhorar a experiência do cliente. Anote todas as dicas para poder colocar tudo em prática porque até final desse artigo você vai estar mais preparado para melhorar a experiência do seu cliente.


Vou te dar 4 dicas práticas:


1 - Aja como cliente: Saia do seu negócio e entre com a cabeça e o coração de cliente. Percorra a sua loja ou seu restaurante como se fosse cliente. Sente-se, pegue cardápio, alcance produtos, passe no caixa. Esqueça que você conhece o lugar e tente se colocar no lugar de alguém que nunca esteve lá. Depois analise: É bom ou ruim comprar no seu negócio? É fácil ou complexo? É rápido ou demorado? Você entende onde estão as coisas? Sinta na pele como é comprar no seu negócio. O exercício mais poderoso é se colocar no lugar dos seus clientes, de sentir na pele como é comprar no seu negócio.


2 - Faça perguntas aos seus clientes sobre seu negócio: O que é que a pessoas mais elogiam e mais criticam? Quais são as principais críticas e elogios? Os elogios indicam aquilo que os clientes mais gostam e você precisa potencializar. Já as críticas, indicam aquilo que não está bom e por isso você precisa melhorar.


3 - Compre no seu concorrente: O parâmetro que o seu cliente tem para saber se algo é bom ou ruim são através de comparativos com semelhantes. Então, compre no concorrente da mesma cidade, na cidade vizinha ou de empresas grandes do mesmo segmento. Perceba aquilo que é bom ou ruim para você se inspirar e aplicar no seu negócio.


4 - Pergunte para seu cliente: Como podemos melhorar a sua experiência de compra? Ou o que poderia ter sido melhor na experiência? A pergunta pode ser feita no caixa do seu estabelecimento, enviando por email ou whatsapp. Toda semana ou toda quinzena, reunia com sua equipe e avalie as respostas. Após a reunião, tire ideias de ações interessantes para trazer resultados e coloque em prática. Se a cada semana você conseguir colocar em prática pelo menos 1 ação de melhoria, são 50 melhoras por ano. É bastante coisa, né? é muita melhoria em prol da experiência do seu cliente :)


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a assimilar o quão importante é a experiência de compra.


Se você se interessou pelo assunto e quer saber como fidelizer seus clientes invesntindo poudo, fizemos um artigo bem completo sobre isso. Clica aqui para ler.


Mas se você curte mesmo assistir vídeos, então vale a pena conhecer nosso canal no Youtube. Fizemos um vídeo sobre o relacionamento com o cliente. Vale a pena assistir. É só clicar aqui.

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