• Julianne Gomes

7 Dicas (Práticas) Para Se Relacionar Com Seu Cliente

Relacionamento é tudo. Constrói confiança, preferência e uma memória positiva do seu cliente em relação à sua marca e ao seu negócio.


Toda decisão de consumo começa com alguns questionamentos na mente do cliente: "onde eu posso comprar esse produto?" ou "onde eu vou encontrar esse serviço?". Se você não estiver na memória do seu cliente, infelizmente ele nem vai considerar a sua marca. Então, é importante estar presente, estar sempre anunciando, promovendo ações de relacionamentos para que a sua marca esteja na memória do seu cliente.


Precisamos entender que nem sempre o cliente está procurando aquilo que o nosso negócio oferece e vende. E é justamente por isso que precisamos continuar na memória dele, enviando sugestões, promoções, fazendo publicidade. Dessa forma, no momento que o cliente ou alguém próximo precisar, ele vai lembrar de você e vai indicar o seu negócio. Essa é a chave para manter o relacionamento. Quem não é visto, não é lembrado.


Separei algumas dicas para impulsionar o relacionamento com o seu cliente. Espero que te ajude a deixar o seu programa de fidelidade ainda mais poderoso e com resultados ainda melhores.


1 - Entenda Seu Marketing


Marketing é entender para atender. Se você não entende de fato o seu cliente, os seus concorrentes, o seu mercado, os seus funcionários, os seus fornecedores, você não vai conseguir criar uma oferta de produto e serviço atrativa para esse mercado em que você atua. Se você não entende, como você vai se propor a atender de forma competitiva neste mercado onde está inserido?


Utilize as informações do seu sistema de vendas, do seu programa de fidelidade, utilize a opinião dos seus clientes para que você entenda cada vez mais e atenda cada vez melhor.


2 - Relacionamento Pressupõe Empatia


A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. E esse "outro", no caso, é aquele que paga as contas: O seu cliente. O problema é que nem todo mundo foi educado para ser empático. A empatia precisa ser desenvolvida com o estímulo do líder. Por isso, faça com que os seus funcionários tenha a capacidade de se colocar no lugar do cliente, de sentar na cadeira do cliente, de se sentir como cliente para que eles transformem o atendimento em satisfação de necessidades e desejos.


3 - Esteja Atento aos Feedbacks


Os clientes dão sinais a todo momento. Quando o cliente reclama, elogia, desaparece ou indica o seu negócio são exemplos do que ele quer comunicar para a sua empresa. E é importante entender todos esses sinais, usando dados e também conversando com os clientes, provocando o diálogo, fazendo pesquisas no dia a dia do seu negócio para que você possa ouvir e aumentar a capacidade de entendimento daquilo que os seus clientes estão buscando.


4 - Clientes Não Seguem Um Padrão


Você precisa ter ações diferentes para clientes diferentes. Você já deve ter percebido no seu negócio que cada cliente é único, mas eles se comportam conforme a ocasião de compra. O que determina como os clientes se comportam no consumo é a ocasião de compra.


Por exemplo, o mesmo cliente pode ir em uma segunda-feira ao atacarejo fazer a compra do mês; passar em um supermercado de bairro, durante a semana, para fazer uma compra rápida; e ir até um supermercado mais gourmet , aos sábados, para preparar um jantar diferenciado.


Percebe que não existe "o cliente do supermercado"? Existem ocasiões de compra. É muito importante diagnosticar a ocasião que leva o seu cliente até a sua loja. Identifique e trabalhe essas ocasiões de compra.


5 - Crie Ações Promocionais Específicas


Após identificar as ocasiões de compra dos seus clientes, crie ações promocionais para cada motivo de compra. Você não precisa criar todas as ações ao mesmo tempo. Divida as ações conforme a sua semana.


No calendário do mês, faça 1 ação diferente por semana para determinado grupo de cliente. No final, você vai ter de 4 a 5 ações planejadas para o mês. Você pode perceber que umas vão dar mais certo que outras. O importante é estar sempre fazendo ações diferenciadas, testando o que funciona mais no seu negócio.


6 - Analise os Dados


Observe os dados. Não fique só no "achismo". A intuição é boa, mas não podemos confiar somente nela. Precisamos unir a intuição com a razão. Traga números e dados para que você tome ações mais assertivas.


7 - Resolva Problemas Rapidamente


Uma forma de ampliar enormemente o relacionamento com o cliente é resolver problemas de forma rápida. A sua obrigação e o seu dever como líder é fazer com que as pessoas confiem em você, na empresa, na sua liderança. Então, em vez de apontar o culpado, resolva o mais rápido possível, já que o cliente está esperando a resolução do problema.


8 - Celebre a Lealdade


Faça com que os clientes que compram mais vezes de você percebam que a lealdade deles vale a pena. Para isso, você pode utilizar o seu programa de fidelidade ou de recompensas. Quanto mais vezes o cliente comprar de você, quanto mais alto o ticket, mais ele percebe vantagens reais. Isso é celebrar a lealdade, é ir para ação.


Essas foram algumas dicas práticas para melhorar o seu relacionamento com seu cliente. Anote tudo, faça um planejamento. Tenho certeza que os resultados serão excelentes.


Depois conte para a gente as mudanças, tá?

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